Com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?
De modo geral, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os pais levem o seu filho ao pediatra com determinada frequência até os 18 anos de idade (sim, até a sua fase jovem mesmo!), reduzindo as consultas conforme o desenvolvimento da criança. Confira a seguir!
Até 30 dias de vida – 3 consultas
De 2 a 6 meses – 1 consulta por mês
A partir dos 7 meses – 1 consulta a cada 2 meses
A partir dos 2 anos – 1 consulta a cada 3 meses
A partir dos 6 anos – 1 consulta por semestre
7 aos 18 anos – 1 vez por ano
Por que é importante levar o filho ao pediatra periodicamente?
É muito comum que a mãe leve o filho ao pediatra apenas quando ele apresenta algum sintoma ou algum atraso específico em seu desenvolvimento. A desvantagem disso, no entanto, é que o atendimento médico acaba sendo mais imediato e emergencial, descartando medidas preventivas tão importantes para o acompanhamento da saúde.
Além disso, muitas pessoas acreditam que a função de um pediatra é apenas tratar doenças comuns em crianças, quando poderiam consultá-lo para obter ajuda em diversas situações cotidianas do desenvolvimento infantil.
Portanto, vale ressaltar: o acompanhamento pediátrico constante é fundamental, tanto para acompanhar de perto todo o desenvolvimento da criança, identificando e tratando eventuais doenças de forma precoce, como para contribuir com a educação infantil, de um modo geral.
Lembre-se: o especialista lida com crianças diariamente e pode identificar, não somente problemas de saúde, como questões comportamentais que precisam ser contornadas.
Entre em contato para agendar uma consulta com um pediatra
Entre em contato